A história da Fundação Ágape Amazonas começou com uma viagem da enfermeira Íris Gessner no ano de 1992 para o Brasil passando 11 meses dando assistência médica para os ribeirinhos da região, viajando com os barcos Luzeiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Nessas viagens, surgiu o desejo de criar um projeto para crianças no Amazonas. Voltando para a Alemanha, encontrou com Gerald Gessner, que sendo filho de um brasileiro, já havia conhecido o Brasil. Em uma viagem ele viu duas crianças dormindo em uma caixa de papelão e sentiu um forte desejo de contribuir para o futuro dos jovens e crianças que não tem uma chance na vida. Depois de uma fase de preparos e planejamento, vieram para colocar em prática todos os seus sonhos, na cidade de Novo Airão, no Amazonas.
Chegando no final do ano 1997 à cidade, fundaram a Associação Ágape Novo Airão Amazonas que foi sucedida pela Fundação Ágape Amazonas em 2002. Hoje a Fundação Ágape Amazonas contribui para a formação de futuros cidadãos através de sua escola e serve a comunidade local com produtos naturais de sua própria padaria, visando uma melhor qualidade de vida. Os propósitos da Fundação Ágape Amazonas estão fundamentados em três aspectos básicos: Educação Crista, Saúde e Agricultura Orgânica.
Educação Cristã: desenvolvendo o físico, mental e espiritual deste a educação infantil até o profissionalizante.
Saúde Preventiva: promovendo cursos, palestras e tratamentos naturais.
Agricultura Orgânica: trabalhando em harmonia com os ciclos da natureza e ensinando a comunidade da região a uma produção sustentável.